Ictiofauna

Home Membros Divulgação cientifica Expedições Links

Membros
Divulgação cientifica
Expedições
Links

 

O objectivo do grupo da ictiofauna é realizar um levantamento das espécies de peixes que utilizam a parte superior dos montes submarinos no Oceano Atlântico, recorrendo a técnicas não destrutivas, os censos visuais (fotografia e vídeo) por mergulho subaquático.

Programa de investigação nos montes submarinos do Noroeste de Cabo Verde

Introdução:

Os montes submarinos são ecossistemas distantes das plataformas continentais e que servem de elemento de ligação entre as zonas mais profundas e obscuras do mar até quase à superfície onde a luz é abundante. Estas condições são propicias à colonização, reprodução e dispersão de muitas espécies marinhas, proporcionando habitats favoráveis às comunidades que ali se estabeleceram.

 

Objectivos:

Pretendeu-se proceder a um levantamento das espécies de peixes que utilizam os montes submarinos do Noroeste de Cabo Verde, nomeadamente as espécies residentes, migradoras e ocasionais.

 

Métodos:

Foram utilizadas duas técnicas de censos visuais por mergulho subaquático: observação directa e registo vídeo/fotografia. O método utilizado foi a procura aleatória em dois níveis, o primeiro dedicado a peixes bentónicos, crípticos e o segundo dirigido a peixes demersais e pelágicos. Foram analisadas: a composição por espécies, utilização do habitat, frequência de ocorrência, abundância relativa, distribuição, estatuto de conservação, nível trófico e categoria comercial.

 

Resultados em análise:

Actualmente estamos na fase de análise e tratamento de dados. Esperamos em breve proceder à sua divulgação, ficando apenas algumas imagens desta espedição Noroeste 2002.

Back to Top
Copyright or other proprietary statement goes here.
For problems or questions regarding this web contact [ProjectEmail].
Last updated: Fevereiro 28, 2003.